Far away

quarta-feira, 27 de março de 2013

PODEMOS ENFRENTAR TODOS PROBLEMAS!



Como Realizar algo que parece impossível?

Inscrever-se num curso, pedir demissão, sair de um relação
destrutiva, pedir ajuda, nada disso pode ser feito sozinho
ou com facilidade.

Mas podemos enfrentar tudo,
se confiarmos no nosso poder superior.
Com a ajuda Deus, aquilo que parecia impossível passa a
ter uma dimensão com a qual podemos lidar.

E ainda reduz
o poder que nossos medos dão às mudanças. Pois quanto mais
tememos uma transformação, mais difícil ela se torna.

E nosso medo cresce na proporção de nossa obsessão.
Que sorte temos Deus aguardando nosso pedido de força e
de parceria.

Temos um companheiro do nosso lado por todo
o caminho, o dia inteiro, basta que o reconheçamos.
Podemos enfrentar e superar qualquer coisa.

E o benefício
adicional é que passamos a confiar nessa parceria.
Logo percebemos que tudo pode ser solucionado.

Todas as experiências podem ser encaradas.
 
Evitar não é mais nossa técnica de sobrevivência.

Ruy Vale

segunda-feira, 25 de março de 2013

UMA MENSAGEM PARA MIM!



“Eu estou aprendendo”. Estou aprendendo a aceitar as pessoas, mesmo quando elas me desapontam, quando fogem do ideal que tenho para elas, quando me ferem com palavras ásperas ou ações impensadas.


Não é fácil aceitar as pessoas assim como elas são não como eu desejo que elas sejam, mas como elas são! É difícil, muito difícil, mas estou aprendendo. Estou aprendendo a amar. 

Estou aprendendo a escutar, escutar com os olhos e ouvidos, escutar com a alma e com todos os sentidos.

Escutar o que diz o coração, o que dizem os ombros caídos, os olhos, as mãos irrequietas. 

Escutar a mensagem que se esconde por entre as palavras corriqueiras, superficiais; descobrir a angústia disfarçada, a insegurança mascarada, a solidão encoberta.


Penetrar o sorriso fingido, a alegria simulada, a vangloria exagerada. Descobrir a dor de cada coração. Aos poucos, estou aprendendo a amar. 

Estou aprendendo a perdoar, pois o amor perdoa, lança fora as mágoas, e apaga as cicatrizes que a incompreensão e insensibilidade gravaram no coração ferido.


O amor não alimenta mágoas com pensamentos dolorosos. Não cultiva ofensas com lástimas e autocomiseração. O amor perdoa, esquece, extingue todos os traços de dor no coração. Passo a passo, estou aprendendo a perdoar, a amar.


Estou aprendendo a descobrir o valor que se encontra dentro de cada vida, de todas as vidas, valor soterrado pela rejeição, pela falta de compreensão, carinho e aceitação, pelas experiências duras vividas ao longo dos anos, Estou aprendendo a ver nas pessoas a sua alma, e as possibilidades que Deus lhes deu.


Estou aprendendo, mas como é lenta a aprendizagem! Como, é difícil amar, amar como Cristo amou! Todavia, tropeçando, errando, estou aprendendo... 

Aprendendo a pôr de lado as minhas próprias dores, meus interesses, minha ambição, meu orgulho quando estes impedem o bem-estar e a felicidade de alguém. Como é duro amar! Eu “estou aprendendo.”.

                                                                   Ruy Vale

quinta-feira, 21 de março de 2013

VOCÊ SABE APROVEITAR A SUA VIDA?



Você aproveita a vida?

É muito comum ouvir as pessoas, e principalmente os jovens, dizendo que querem aproveitar a vida. E isso geralmente é usado como desculpa para eximir-se de assumir responsabilidades.

Mas, afinal de contas, o que é aproveitar a vida?

Para uns é matar-se aos poucos com as comilanças, bebidas alcoólicas, fumo e outras drogas.

Para outros é arriscar a vida em esportes perigosos, noitadas de orgias, consumirem-se nos prazeres carnais.

Talvez isso se dê porque muitos de nós não sabemos porque estamos na Terra. E por essa razão desperdiçamos a vida em vez de aproveitá-la.

Certo dia, um jovem que trabalhava em uma repartição pública na companhia de outros colegas que costumavam reunir-se todos os finais de expediente para beber e fumar a vontade, foi convidado a acompanhá-los.

Ele agradeceu e disse que não bebia e que também não lhe agradava a fumaça do cigarro. Os demais riram dele e lhe perguntaram, com ironia, se a religião não lhe permitia, ao que ele respondeu: "a minha inteligência é que me impede de fazer isso".

E que inteligência é essa que não lhe permite aproveitar a vida? Perguntaram os colegas.

O rapaz respondeu com serenidade: "e vocês acham que eu gastaria o dinheiro que ganho para me envenenar? Vocês se consideram muito espertos, mas estão pagando para estragar a própria saúde e encurtar a vida, que para mim é preciosa demais."

Observando as coisas sob esse ponto de vista, poderemos considerar que aproveitar a vida é dar-lhe o devido valor.

É investir os minutos preciosos que Deus nos concede em atividades úteis e engrandecedoras.

Quando dedicamos as nossas horas na convivência salutar com os familiares, estamos bem aproveitando a vida. Quando fazemos exercícios, nos distraímos no lazer, na descontração saudável, estamos dando valor à vida.

Quando estudamos, trabalhamos, passeamos, sem nos intoxicar com drogas e excessos de toda ordem, estamos aproveitando de forma inteligente as nossas existências.

Quando realmente gostamos de alguma coisa, fazemos esforços para preservá-la. Assim também é com relação à vida. E não nos iludamos de que a estaremos aproveitando acabando com ela. Se você é partidário dessa idéia, vale a pena repensar com seriedade em que consiste o aproveitamento da vida.

E se você acha que os vícios lhe pouparão a existência, visite alguém que está se despedindo dela graças a um câncer de pulmão, provocado pelo cigarro.

Converse com quem entrega as forças físicas a uma cirrose hepática causada pelos alcoólicos.

Ouça um guloso inveterado que se encontra no cárcere da dor por causa dos exageros na alimentação.

Visite um infeliz que perdeu a liberdade e a saúde para as drogas que lhe consomem lentamente.

Observando a vida através desse prisma, talvez você mude o seu conceito sobre "aproveitar à vida” A vida é um poema de beleza cujos versos são constituídos de propostas de luz escritas na partitura da natureza, que lhe exalta a presença em toda parte. 

                                                                   Ruy Vale

sábado, 2 de março de 2013

MOTIVAÇÃO!



Uma das fraquezas da mente que mais acometem-nos é o desânimo. Há pessoas que têm planos, sonhos ? muitos dos quais muito bons e nobres ? mas que, ao primeiro percalço, simplesmente desistem.

Mas, o que você faz para motivar-se? Fica vendo as últimas tragédias policiais na TV? Lê tudo que é previsão do fim do mundo e comentários da maldade humana? Qual foi o último pensador construtivo que você leu?

A primeira coisa a fazer é livrar-se dos entulhos mentais que abocanham a vontade e a criatividade: ociosidade, preguiça, incredulidade, complexo de inferioridade e pessimismo.

Auto-motivação é essencial para prosseguirmos em nossos objetivos. Você quer ser seu próprio patrão? Parabéns! Mas quais seus recursos e convicções, quando chegarem as exigências que esta nobre aspiração lhe exigirão?

Você quer uma promoção? Ótimo! Mas se seus motivos são meramente o de ostentar poder, status ou mais dinheiro, faltar-lhe-á as armas morais que todo verdadeiro líder deve possuir, quando tiver que enfrentar críticas, invejas e outros obstáculos inerentes à liderança.

Afinal, para onde levarão suas convicções? Se você não as tem, para lugar nenhum, ou melhor, para o fracasso!

Se você crê que pode ser útil à humanidade, que Deus lhe fez especial e único, que pode contribuir com seus semelhantes, então reflita:

1. O único derrotado é aquele que desistiu de lutar.

2. Motivação não se acha, se faz.

3. Por mais limitados que sejamos, precisamos da convicção de que fazemos diferença, para melhor, neste mundo.

4. Para alcançar grandes sonhos, não podemos dispensar as forças do amor, da fé, da esperança ? e juntarmos a elas a perseverança e diligência contínuas.

5. Não é só no trabalho profissional que encontramos grandes possibilidades de realizações. Seja voluntário em uma causa nobre, você certamente encontrará novos desafios!

6. Pare de ler mediocridades e concentre-se em absorver os pensamentos daqueles que mudaram (para melhor), o mundo.


Ruy Vale

INOVAÇÃO!

 

Precisamos parar de fazer as mesmas coisas, repetir os mesmos passos, seguir as mesmas tradições, os mesmos padrões.
Precisamos dar chance ao novo, ao inédito. Sim, é necessário surpreender, inovar.
 
É necessário deixar de lado o medo, o receio, a acomodação e dar lugar à ousadia, à criatividade. E isso vale para tudo. Quando reinventamos ou criamos, saímos do rotineiro, da mesmice e damos lugar a novas experiências, experiências essas que poderão trazer uma nova forma de ver o mundo, as pessoas, a nós mesmos.
 
Desde que pautada em princípios éticos, valores morais e virtudes divinas toda inovação é bem vinda.
 
Faça uma análise de 360 graus e identifique as oportunidades existentes: em teu relacionamento com teu pai ou com tua mãe, com teus filhos, com teus amigos, teus irmãos, em tua carreira profissional, em tua vida acadêmica, com teus colegas de trabalho, na tua vida pessoal, na tua vida amorosa, no teu dia-a-dia.
 
Mude as suas roupas, a disposição dos móveis da sua casa, seu corte de cabelo, mude tudo que possa dar lugar a transformações.
 
A origem do mundo se deu num ato de transformação: de algo que era trevas, sem forma e vazio veio a luz, a forma, a vida.
 
Até a teoria evolucionista corrobora esse pensamento: de um ato destrutivo (uma explosão), surgiu um universo organizado regido por diversas leis.
 
É isso: inove, mude, faça diferente. Surpreenda a si e aos outros e desfrute de uma vida mais intensa e prazerosa.

Ruy Vale